Responsável Técnica

Ana Cancian

Ana é bacharel em psicologia e mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desenvolveu sua pesquisa de mestrado adaptando uma intervenção de Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética para obesos com dificuldades na regulação emocional (Cancian, de Souza, Liboni, Machado, & Oliveira, 2017). É uma profissional com Treinamento Intensivo pelo Behavioral Tech/ Linehan Institute/ Intcc em Terapia Comportamental Dialética, treinamento considerado padrão ouro para implementação desta abordagem psicoterápica. Em consultório, a profissional trabalha com práticas baseadas em evidências* como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT), conforme a avaliação das necessidades de cada cliente. Ana ministra disciplinas a nível de pós-graduação em diversas instituições (IWP, Wainer e Unochapecó) e presta supervisão para terapeutas. Ana está registrada e ativa no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP 07/22956).

*Práticas baseadas em evidências é um termo que se utiliza para psicoterapias que possuem resultados em estudos científicos, ou seja, abordagens que foram testadas em um grupo de pessoas, e essas pessoas apresentaram melhora. A escolha da abordagem varia conforme a necessidade de cada cliente, pois cada abordagem possui um corpo distinto de evidências.

Cancian, A.C., Liboni, R.P., Machado, W.D., Oliveira, M.D., & Souza, L.A. (2017). Effects of a dialectical behavior therapy-based skills group intervention for obese individuals: a Brazilian pilot study. Eating and weight disorders : EWD.